Ferramentas de IA e a revolução silenciosa… Veja agora como a IA generativa já mudou vários ramos do mercado e como se preparar para isso.
A IA tem um poder absurdo para resolver grandes problemas e melhorar o cotidiano.
A IA é uma tecnologia poderosa que remodelará o mundo e nos ajudará a resolver os problemas mais difíceis da sociedade.
Mas ela também ajudará com as pequenas coisas, melhorando nossa experiência diária, especialmente no ambiente de trabalho.
Seja para desenvolver a campanha de marketing perfeita ou otimizar processos em diversos departamentos, não faltam ferramentas de IA que podem ajudar a levar seu negócio a um novo patamar.
Neste artigo, discutiremos várias ferramentas de IA disponíveis no mercado que auxiliam proprietários de pequenas empresas e gestores a aprimorar seus negócios.
Ok, mas o que é IA?
IA é a ciência de criar sistemas computacionais capazes de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana.
Essas tarefas abrangem uma gama de atividades, como compreender a linguagem humana, reconhecer padrões em dados, resolver problemas e até mesmo se adaptar a novas situações.
Pense na IA como um manual de instruções que os computadores seguem para imitar as funções cognitivas da mente humana.
Ao seguir essas instruções, as máquinas têm o poder de raciocinar, perceber seu ambiente e, mais importante, aprender com a experiência.
As ferramentas de IA atingem isso via algoritmos complexos e modelos matemáticos que permitem aos computadores processar informações, adaptar-se a circunstâncias variadas e melhorar continuamente seu desempenho.
A IA não é de forma alguma nova.
Todos nós usamos ferramentas de IA sem realmente pensar nisso, muito antes de ouvirmos falar do ChatGPT.
Se você já pediu algo para a Siri, Alexa ou Cortana, então você usou IA.
Lembra de todas aquelas vezes em que usou o Shazam para descobrir qual música estava tocando? Você estava usando IA.
Ferramentas de IA e a revolução silenciosa…
As ferramentas de IA generativa mais relevantes
As ferramentas de IA generativa criam textos, imagens, vídeos, áudios e códigos de computador com base em comandos de linguagem natural fornecidos pelos usuários.
Elas podem ser usadas em uma ampla gama de aplicações em praticamente qualquer departamento, tipo e tamanho de empresa.
De advogados, desenvolvedores e atuários a analistas de mercado, representantes de vendas e profissionais de RH, todos irão usar alguma forma ferramentas de IA generativa em seu trabalho diário.
ChatGPT
O ChatGPT é um modelo de linguagem avançado alimentado por IA, desenvolvido pela OpenAI.
Ele pertence à família dos modelos GPT (Generative Pre-Trained Transformer) e é especificamente projetado para gerar respostas em linguagem natural em contextos de conversação.
Muitos interagem com o ChatGPT por meio de sua interface de chat.
No entanto, o ChatGPT também pode ser incorporado em sites e aplicativos via API para melhorar a experiência do cliente e a produtividade dos trabalhadores.
Praticamente todos os departamentos em quase todas as organizações podem se beneficiar das ferramentas de IA do ChatGPT.
Você pode implantá-lo como um chatbot para lidar com tudo, desde atendimento ao cliente e suporte até programas de treinamento para novos funcionários.
Sua equipe de vendas e marketing pode usá-lo para fazer desde a análise do sentimento do cliente em feedbacks e avaliações e escrever textos para a próxima campanha, até qualificar leads e recomendar produtos aos clientes.
O ChatGPT é fácil de usar, mas requer algum tempo e dedicação para dominar.
No entanto, tornar-se um especialista certamente vale o esforço.
Existem muitos recursos gratuitos disponíveis online (incluindo o próprio ChatGPT, que você pode pedir ajuda para criar prompts melhores) que podem ajudá-lo a aprender como se tornar um Mestre em Prompts do ChatGPT.
Os concorrentes do ChatGPT incluem Bard, YouChat e HuggingChat.
Ferramentas de IA e a revolução silenciosa…
DALL-E
O DALL-E foi desenvolvido pela OpenAI, os mesmos desenvolvedores do ChatGPT.
O DALL-E é o resultado da extensão da arquitetura GPT para o domínio visual.
Ele recebe prompts textuais como entrada e retorna uma imagem como saída.
Mas o DALL-E não é apenas uma ferramenta eficaz de criação de imagens—ele também pode ser usado para editar e aumentar imagens existentes.
Você pode fornecer ao DALL-E uma imagem e instruções baseadas em texto como entrada, e o DALL-E retornará uma imagem com base em suas instruções.
Você também pode selecionar áreas específicas dentro de uma imagem (chamado de inpainting no contexto do DALL-E), para que suas instruções se apliquem apenas a um segmento específico da imagem.
O DALL-E encontra aplicações em vários domínios criativos e práticos.
Ele pode ser usado em design gráfico para criar visuais únicos e personalizados para materiais de marketing, sites e projetos artísticos.
Além disso, ele tem o potencial de simplificar a criação de conteúdo, gerando imagens relevantes para artigos, apresentações e postagens em redes sociais com base no conteúdo textual.
Os concorrentes do DALL-E incluem Midjourney, Craiyon e Stable Diffusion (entre vários outros).
As ferramentas de IA para vendas e marketing
A IA pode ajudar as equipes de vendas e marketing a gastar menos tempo em tarefas lentas e mundanas e, em vez disso, revelar insights valiosos sobre os clientes para promover interações mais significativas.
Qualifier.ai
Se identificar os leads certos pode parecer como encontrar uma agulha no palheiro, uma ferramenta como o Qualifier.ai é como usar um detector de metais altamente sensível.
Em vez de gastar metade do seu tempo procurando os contatos certos, tentando localizar suas informações de contato e enviando dezenas de e-mails manualmente, o Qualifier.ai faz isso por você.
A plataforma é muito simples do ponto de vista do usuário.
Os representantes de vendas fornecem ao Qualifier.ai o setor-alvo, cargo, área geográfica e tamanho da empresa (pelo número de funcionários) que estão procurando, e o Qualifier.ai localiza os prospectos e suas informações de contato, e envia automaticamente um e-mail para o prospecto.
A solução até mesmo faz o follow-up automaticamente se o prospecto não responder.
Apollo.io
Apollo.io é uma plataforma de inteligência de dados e engajamento de vendas que ajuda as empresas a encontrar e engajar clientes, encurtar o ciclo de vendas e enriquecer seus contatos existentes.
Nem todos os aspectos da solução são impulsionados por IA.
Por exemplo, um dos maiores benefícios do Apollo.io é como ele pode ajudar as empresas a enriquecer seu CRM com dados de contato de mais de 275 milhões de contatos verificados de 30 milhões de empresas em todo o mundo.
Apollo.io pode transcrever, analisar e extrair insights valiosos das suas conversas de vendas gravadas para garantir resultados ótimos.
Por exemplo, ele pode fornecer uma lista de próximos passos, objeções, pontos de dor e itens de ação que surgiram durante uma chamada.
Também pode ser usado para avaliar e melhorar o desempenho da sua equipe de vendas durante as interações com clientes (como se você passa muito tempo apresentando slides), para que os gerentes possam ser treinadores eficazes.
Apollo.io usa IA para gerar e enviar automaticamente mensagens de e-mail para prospectos.
A plataforma pode criar templates para e-mails de prospecção, follow-up e última tentativa, e usa IA para personalizar e-mails com base no alvo.
Você pode até usar os insights da ferramenta de conversação por IA para gerar e enviar e-mails de follow-up personalizados para prospectos, mantendo o andamento das negociações.
Ferramentas de IA e a revolução silenciosa…
Ferramentas de IA no atendimento ao cliente
A IA é uma escolha natural para o atendimento ao cliente.
Ela pode ser treinada e implantada rapidamente, de modo que você não precisa investir muito tempo e dinheiro apenas para capacitar alguém.
A IA estará disponível 24/7/365 e não deixará o trabalho em três meses.
Não devemos esperar que a IA substitua totalmente os centros de contato, especialmente no curto prazo.
No entanto, essas plataformas estão se tornando uma parte vital em muitos centros de contato.
Drift
Drift é uma IA conversacional que pode ser usada para várias aplicações, como qualificar e converter os visitantes do seu site em clientes e ajudar os representantes de vendas a serem mais produtivos.
No entanto, ela também pode ser implantada como um agente de suporte ao cliente.
Drift absorve a base de conhecimento da sua empresa (incluindo manuais, esquemas, guias, etc.), que seus chatbots movidos por IA usam para auxiliar os clientes e responder a perguntas.
Ele fornece aos clientes que preferem autoatendimento uma rota direta para as respostas que estão procurando.
Embora não substitua seu centro de contato existente, aliviará a carga.
Os chatbots do Drift podem se concentrar nos problemas que não requerem a intervenção humana para resolver—como encontrar um número de peça ou solucionar um problema simples—de modo que a equipe do centro de contato possa dar a devida atenção a clientes necessitados e de alto valor ou se concentrar na resolução de problemas complexos que apenas um humano pode resolver.
NICE CXone SmartAssist
O NICE CXone SmartAssist oferece às empresas chatbots que podem interagir com os clientes por texto ou voz.
O SmartAssist integra-se com sua base de conhecimento e sistemas de backend e vem com funções e habilidades integradas para lidar com tarefas comuns, como redefinição de senhas, consultas/reembolsos de faturamento e reprogramação de entregas.
Apreciamos o dinamismo, já que alguns clientes são mais articulados ou se sentem mais à vontade usando a voz, enquanto outros preferem texto.
Como resultado, os clientes podem interagir com o chatbot usando seu meio preferido, o que ajudará a reduzir o tempo de resolução e aumentar a satisfação do cliente.
Também estamos impressionados com a intuição do chatbot do SmartAssist.
Ele é capaz de determinar o sentimento do cliente, mudar de tópico rapidamente e reagir adequadamente quando interrompido.
Ferramentas de IA e a revolução silenciosa…
Ferramentas de IA no RH
A IA está ajudando os profissionais de RH de três maneiras principais: automatizando tarefas tediosas, desbloqueando insights sobre a relação empregado-empregador e simplificando o recrutamento.
Leena AI
Leena AI WorkLM é um grande modelo de linguagem (LLM) que pode ajudar os departamentos de RH a automatizar e otimizar a entrega e o planejamento de serviços de RH, além de medir e melhorar a experiência dos funcionários.
Ela vem com um chatbot para liberar os profissionais de RH de tarefas mundanas e demoradas.
O chatbot pode automatizar processos de integração de novos funcionários, responder a consultas de funcionários, como perguntas sobre políticas da empresa, e atuar como um help desk de RH para lidar com solicitações de folga, por exemplo.
Os profissionais de RH podem realizar pesquisas e contar com as ferramentas de IA do Leena AI para descobrir e ajudar a melhorar o relacionamento com seus funcionários.
Fetcher.ai
Fetcher.ai utiliza IA para automatizar tarefas tediosas relacionadas ao recrutamento.
Em vez de vasculhar o LinkedIn e outros bancos de dados de talentos, os recrutadores informam ao Fetcher o que estão procurando, e ele retorna uma lista de candidatos.
Fetcher.ai também pode gerar e enviar automaticamente e-mails personalizados para candidatos qualificados, e os recrutadores podem agendar quando e por quanto tempo a campanha deve durar.
Fetcher também ajuda os recrutadores a medir o engajamento, avaliar o desempenho dos recrutadores no seu departamento de RH e identificar maneiras de fazer melhorias.
Ele pode mostrar quantos candidatos abriram e clicaram nos e-mails e determinar quais candidatos estão interessados.
Fetcher também pode visualizar dados de gênero e demográficos em seu pool de candidatos para ajudar a garantir que você esteja aderindo às iniciativas de DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão).
Ferramentas de IA e a revolução silenciosa…
As ferramentas de IA para reuniões
Às vezes, os participantes de reuniões se distraem e perdem algo importante.
Outras vezes, as reuniões são tão rápidas e envolventes que é difícil (ou impossível) fazer anotações.
E em outros momentos, os participantes não conseguem comparecer a uma reunião.
Com ferramentas de reunião baseadas em IA, você não precisa se preocupar com informações que escapam.
Fireflies
Fireflies é uma ferramenta de otimização de reuniões que usa IA para transcrever, resumir e analisar conversas de voz.
A solução pode se integrar com plataformas populares de videoconferência e armazenamento em nuvem, mas também pode ser conectada a outros aplicativos via API.
Depois de processar a conversa, o Fireflies produz uma transcrição totalmente pesquisável da gravação.
Os usuários podem pesquisar transcrições por palavras-chave, temas ou tópicos de conversa, perguntas específicas feitas durante a reunião ou com base no sentimento da conversa.
Isso facilita a revisão das notas posteriormente.
Duet AI
O Duet AI do Google Workspace ajuda a melhorar a qualidade de áudio e vídeo para participantes de reuniões remotas, gera legendas traduzidas em 18 idiomas, faz anotações e resume reuniões, e até mesmo participa de reuniões em seu nome.
Duet AI no Google Meet usa IA para gerar uma aparência e som de estúdio para todos os participantes.
E se houver várias pessoas usando a mesma webcam, Duet AI no Meet usa reconhecimento facial para reconhecer cada indivíduo e exibi-los em suas próprias caixas.
Essas funcionalidades garantem que todos possam ser vistos e ouvidos, apesar da qualidade ruim da câmera, microfone ou internet.
Duet AI para Google Workspace também possui alguns recursos impressionantes de aumento de produtividade.
Ele transcreve e resume a reunião, captura trechos de vídeo em tempo real e fornece aos retardatários um “resumo até agora,” que é um breve resumo do que já foi discutido.
Há também uma funcionalidade de “participar por mim,” onde o Duet AI participa da reunião e entrega qualquer mensagem em seu nome, fornecendo um resumo quando a reunião termina.
Ferramentas de IA e a revolução silenciosa…
Mas e aí? Quais são as armadilhas das ferramentas de IA?
O hype em torno da IA e os benefícios alegados estão ofuscando os problemas e armadilhas que vêm com o uso da IA.
Embora possa melhorar os resultados e ajudar você a realizar muitas tarefas em um curto período de tempo, também pode apresentar preocupações éticas e legais.
Prós
Os prós da IA são os mesmos de qualquer outra tecnologia que você implementaria em seu negócio: ela permite que você faça as coisas de forma melhor, mais rápida e por menos dinheiro.
Trabalhando lado a lado com a IA, os humanos podem concentrar sua atenção nas tarefas que exigem um toque humano.
Já as máquinas lidam com tarefas que um humano não quer fazer ou simplesmente não poderia fazer, como identificar padrões em grandes conjuntos de dados.
Uma vez que você treina uma IA para fazer uma determinada tarefa, ela estará disponível sempre que necessário, 24/7/365.
Afinal, a IA não fica doente, não tira férias nem deixa o trabalho quando surge uma oferta melhor.
E se os processos mudarem ao longo do tempo, a IA fará os ajustes necessários.
Além disso, ao contrário dos humanos, a IA não se queixa nem resiste quando os processos mudam.
Finalmente, a IA reduz barreiras técnicas que impedem os funcionários de serem mais produtivos.
Por exemplo, a IA generativa pode transformar desenvolvedores novatos em desenvolvedores médios e tornar desenvolvedores experientes em figuras quase divinas.
Ferramentas de IA e a revolução silenciosa…
Contras
Existem desvantagens no uso da IA—principalmente o fato de que a IA pode estar errada às vezes e há algumas áreas cinzentas legais e éticas envolvidas.
A IA nem sempre está certa e é propensa a sofrer de alucinações.
Uma alucinação de IA ocorre quando uma aplicação de IA gera saídas inesperadas e incorretas.
As alucinações podem variar de fabrications totais a respostas irrelevantes e sem sentido.
As alucinações podem ser particularmente perigosas, pois a IA é muito boa em soar correta, mesmo quando está errada.
Como resultado, você pode tomar uma decisão importante ou criar mensagens voltadas para o cliente com base em falsidades.
Usar IA expõe você ao risco de violação de direitos autorais e consequências de erros operacionais.
E se você cometer involuntariamente uma violação de direitos autorais com algum conteúdo gerado por IA?
E se seus dados acabarem nas mãos de cibercriminosos ou de um concorrente?
O que acontece quando uma alucinação de IA gera um erro de seis dígitos?
Estas são perguntas que você deve considerar ao decidir se a IA é adequada para um determinado aspecto do seu negócio.
Ferramentas de IA e a revolução silenciosa…
A IA é adequada para o seu negócio?
Nem todo problema exigirá uma solução de IA.
O custo de uma IA mais o tempo e a energia que você precisa dedicar para configurá-la e aprender como usá-la devem compensar o benefício.
Se a IA vai economizar cinco minutos por semana em uma tarefa ou melhorar a precisão em uma taxa insignificante, então pode não valer a pena o investimento.
Mas se melhorar a precisão em 1% pode trazer melhorias significativas na lucratividade e/ou economizar 10 horas por semana, então vale a pena.
Você também deve levar em consideração o risco na equação.
Se você estiver usando dados proprietários ou privados com uma solução como o ChatGPT, estará introduzindo riscos de segurança e conformidade em seu negócio que devem ser considerados.
Você não apenas está potencialmente expondo dados privados ao mundo exterior ou deixando de cumprir as regulamentações, mas também relegando o resultado de processos críticos a uma tecnologia que sofre de alucinações, o que pode levar a alguns erros graves.
Finalmente, é importante lembrar que a IA é apenas uma ferramenta.
E como acontece com qualquer ferramenta, ajudará na produtividade e qualidade do trabalho.
Em última análise, a qualidade dos resultados e o tempo que levará para chegar lá são uma função do operador – não da IA.
Em outras palavras, se você não for um profissional de RH, o uso de uma plataforma de RH baseada em IA não lhe dará repentinamente a capacidade de ser um profissional de RH.
No entanto, se você for um profissional de RH, será ainda melhor porque terá ferramentas de RH baseadas em IA à sua disposição.
Se você é proprietário de uma pequena empresa e acha que a IA resolverá repentinamente todos os seus problemas de RH, por exemplo, então você terá um rude despertar.
Você ainda precisa conhecer os meandros do RH e como ele se relaciona com o seu negócio.
No entanto, uma vez que você entende os detalhes (ou contrata alguém que o faça), a IA agiliza o trabalho significativamente.
Ferramentas de IA e a revolução silenciosa…
Palavras finais…
A IA transformou o mundo do trabalho, facilitando tarefas que antes eram difíceis ou impossíveis.
No entanto, embora possa parecer fácil simplesmente fazer algumas perguntas ao ChatGPT e fazer com que ele execute uma tarefa para você, é importante ter em mente que a IA é praticamente inútil quando administrada por alguém que não sabe o que está fazendo.
A IA é uma ferramenta que o ajudará a fazer coisas incríveis, mas não simplesmente servirá essas coisas incríveis sem a sua previsão e conhecimento.
Ferramentas de IA e a revolução silenciosa…
Pedro Londe
Palestrante e autor do livro “O que diabos é Gig Economy?: Como ter várias fontes de renda e aproveitar ao máximo todas as suas habilidades”
Some genuinely good content on this website, regards for contribution. “Once, power was considered a masculine attribute. In fact, power has no sex.” by Katharine Graham.
The heart of your writing whilst appearing reasonable in the beginning, did not really settle well with me personally after some time. Somewhere within the paragraphs you managed to make me a believer unfortunately only for a short while. I still have got a problem with your jumps in logic and you would do well to help fill in all those gaps. In the event you can accomplish that, I could surely be impressed.