Essa cobra verde chamativa se chama Python e não tem veneno. Python é a linguagem de programação por trás de muitos apps e sites que você acessa no seu smartphone.
O meu primeiro contato com Python foi lá em 2008 quando era estagiário na Caixa Econômica Federal. Naquela época, a linguagem Python ainda era novidade e os materiais eram todos em inglês.
Na minha sala da faculdade, eu era o único que programava em Python. O restante do pessoal mexia com Java e PHP e uns mais antigões e veteranos programavam com ASP.
As 4 razões para você aprender Python
Como você já percebeu, o Python marcou o início da minha carreira na área de tecnologia. Muito do meu background acadêmico e profissional veio da programação.
Na minha opinião, toda criança e jovem deveria saber programar. Isso dá um up tremendo no raciocínio lógico e na criatividade.
Quebrar a cabeça com uns bugs complexos nunca matou ninguém. Hoje em dia, qualquer um pode aprender a programar de graça.
Boa parte dos termos de tecnologia vieram da programação. Não foi por acaso que o Google Chrome dominou praticamente toda a internet ocidental.
Enxergue nas entrelinhas… Vamos às 4 razões para você estudante aprender Python.
1 – Fácil de aprender
Sim, isso mesmo. Python é aquela linguagem para quem é novato na programação. Eu mesmo nunca fui um gênio indiano da lógica matemática e consegui aprender rápido.
Tem muita gente que não é da área de TI que sabe Python. O melhor programador Python que eu conheço é um biólogo.
2 – Ciência de dados
Se você tem interesse em juntar programação com machine learning e estatística, Python é o caminho. Essa é uma área da inteligência artificial com pouca gente qualificada.
Você vai ter que aprender a linguagem R depois, mas com a lógica do Python tudo fica mais fácil. Não é incomum programadores que começam em uma linguagem e migram para outras.
Meu tio de 50 e poucos anos começou no Fortran e hoje programa em Java. O segredo está na lógica de programação e não na linguagem.
3 – Redes sociais
O Instagram e o Pinterest têm o backend em Python. O mundo está cada vez mais hiperconectado e com modelos de negócios exponenciais.
Conhecer a lógica e as tecnologias das redes sociais é essencial para o estudante. Isso é transformação digital com tecnologias disruptivas.
4 – Materiais gratuitos
Existem zilhões de sites e livros para você aprender Python. Os materiais em inglês são mais completos.
Eu me lembro como se fosse ontem do livro A Dive in Python. O site Data Science Academy também tem uns cursos de graça.
Bom, esses são os 4 motivos para você aprender Python. A ideia aqui é te entreter com fatos, tecnologias e dicas úteis para a sua vida de eterno estudante.
Se você chegou até aqui, muito obrigado pela sua atenção. Você pode me seguir no Instagram para ter acesso a mais conteúdos sobre tecnologia e inovação de graça. Compartilhe este texto.
Pedro Londe
Autor do livro “O que diabos é Gig Economy?: Como ter várias fontes de renda e aproveitar ao máximo todas as suas habilidades“