O objetivo desse post é estimular você, estudante, a ler mais pois quando lemos, conseguimos aprender mais rápido e aplicar o que aprendemos no nosso dia a dia. A leitura é um hábito poderoso que pode aumentar a sua bagagem de conhecimentos de uma forma cômoda, prática e rápida. É um exercício intelectual diário, quanto mais você lê, mais você aprende. Simples assim. Neste texto, eu vou te dar 5 dicas rápidas para você ler mais livros.

As pessoas que leem muito se tornam mais cultas e interessantes pois podem contribuir em várias rodas de conversas e ajudar a resolver problemas complexos. Ler, acima de tudo, é estimular a sua criatividade. Geralmente quem tem aquelas boas ideias e sacadas de mestre são aqueles estudantes desenrolados e com vários livros na mochila.

Por que você deve começar a ler mais livros hoje mesmo?

Bom, eu vou te dar alguns exemplos de leitores vorazes bem famosos que se destacam em suas áreas e conseguiram mudar os rumos da sociedade e da economia:

  • Barack Obama – ex-presidente dos EUA;
  • Jeff Bezos – dono do maior império de logística em e-commerce (Amazon);
  • Warren Buffet – Mega investidor do mercado de ações e um dos homens mais ricos do planeta;
  • Paulo Coelho – Escritor milionário que vive na Suíça;
  • Elon Musk – CEO da Tesla Motors (aquela “empresinha” tosca que fabrica carros autônomos);
  • Oprah Winfrey – apresentadora que vive aparecendo na Forbes, negra e bilionária;
  • Mark Zuckerberg – dono do Face, Insta e qualquer outra rede social que surgir;
  • ….. Bem, essa é uma lista que ainda pode ficar gigante, mas você já entendeu a lógica!

A leitura é o hábito dos fortes e dos desenrolados que também pode desenvolvido pelas pessoas mais jovens rapidamente. Não há nada que te impeça de devorar um e-book top hoje mesmo. Muito bem, eu te darei 5 dicas bem práticas sobre como você conseguir ler mais livros e tornar a leitura algo prazeroso. Essas dicas se baseiam nas minhas experiências pessoais e podem te ajudar muito. Venha comigo!

1 – Ouça audiolivros

audiolivros
Audiolivros

Isso mesmo, você não entendeu errado. Os audiolivros são a nova tendência mundial e ganham cada vez mais adeptos. Eu uso o aplicativo Ubook e gosto muito dos resultados. É bem prático. Todos os dias na ida e na volta do trabalho, eu coloco um audiolivro no Bluetooth do carro e deixo a leitura fluir. 

É bem legal pois parece que tem uma pessoa conversando contigo. É uma forma cômoda de obter novos conhecimentos e não ficar estressado com engarrafamentos. Já teve casos de eu ficar parado no estacionamento só para terminar de ouvir um audiobook que eu achei muito massa. Experimente, tenho certeza que você vai gostar.

2 – Coloque o seu telefone no modo avião

Telefone no modo avião
Telefone no modo avião

Para mim, a leitura é um ritual quase sagrado (rs). Quando estou lendo algum livro no Kindle do meu celular, eu me concentro ao máximo. É modo avião e pronto e acabou. Não adianta tentar me ligar. Essa leitura concentrada já me ajudou a ter vários insights em diferentes áreas como nos meus trabalhos com auditoria, nos meus posts sobre Gig Economy e até em assuntos familiares mais chatinhos e delicados.

Vai por mim, praticar a leitura concentrada pode te ajudar muito nessa sua vida universitária atribulada que eu sei que não é nada fácil. Lembre-se, a capacidade de leitura é que nem um músculo, quanto mais você a exercita, mais você a desenvolve.

3 – Tenha sempre um livro contigo

Tenha sempre um livro contigo!
Tenha sempre um livro contigo!

Eu gosto muito de ler na tela do computador e no meu telefone. Tem gente que prefere o livro físico. Não importa o formato. O importante é você sempre ter um livro disponível. Nada de ficar ocioso. É bem legal você transformar horas mortas em horas produtivas.

Sabe aquele dia que o ônibus demora para chegar ou aquela viagem demorada? Pois é, essas são ótimas chances para você terminar aquele livro bacana, se tornar mais culto e melhorar seu vocabulário. O hábito da leitura já está tão introjetado em mim que quando eu termino um livro, eu já tenho mais uns 3 na fila. Durante os voos da minha viagem de lua de mel, eu perdi as contas de quantos livros eu terminei. Era uma viagem dentro de outra viagem (rs).

4 – Leia vários tipos de livros ao mesmo tempo

A ideia é ser eclético mesmo pois quanto mais variadas as fontes, melhor para o seu vocabulário, conhecimentos e bagagem cultural. A Gig Economy chegou para ficar e exige dos novos profissionais habilidades multidisciplinares.

Um engenheiro recém-formado que saca de inovação, marketing e literatura pode ser bem mais versátil do que aquele engenheiro experiente que só tem habilidades restritas a uma área específica do mercado. As inovações da tecnologia e os modelos de negócios requerem profissionais cada vez mais híbridos, polimáticos. Um pouco dos livros que leio atualmente para você entender melhor:

  • Antifrágil (livro físico do Taleb);
  • Pitch Perfect (audiobook do Bill McGowan); e
  • 21 lições para o século 21 (livro no Kindle do Harari).

É só você pensar que ler é que nem ouvir música. Tem dias mais agitados em que você prefere um rockzinho ou uma música de balada para ficar empolgado. Já em outros dias, você pode preferir uma música mais lenta ou chorosa para relaxar (rs).

5 – Compartilhe os livros que você leu com seus amigos

A ideia é você compartilhar livros que possam de fato ajudar outras pessoas. Eu mesmo já fiz isso e ganhei muitos pontos com antigos chefes e pessoas mais próximas. Por exemplo, se você tem um amigo que curte empreender e investir, recomende a ele o livro “Do Mil ao Milhão. Sem Cortar o Cafezinho.” do Thiago Nigro. Eu tenho certeza que ele vai te agradecer depois.

Conhecimento bom é conhecimento compartilhado. Então, troque livros com as pessoas próximas. É uma forma bem legal de exercitar a leitura e ganhar assuntos para novas conversas. As pessoas com Inteligência Relacional são leitoras incessantes e isso as torna cada vez mais poderosas pois são cultas e sempre têm boas contribuições para resolver os problemas mais difíceis.

Muito bem, essas são as 5 dicas rápidas para você conseguir ler mais livros. E aí? Gostou do artigo? Vamos discutir e trocar ideias. Você pode me seguir no Insta para ter acesso a mais conteúdos interessantes e de graça. Um abração para ti!

Pedro Londe

Pedro Londe

Um brasileiro apaixonado por tecnologia e inovação que adora questionar os padrões impostos pela nossa sociedade. Gosto de escrever sobre assuntos complexos e quero que você enxergue nos estudos uma forma de evoluir na sua vida.

Deixe uma resposta

Wow look at this!

This is an optional, highly
customizable off canvas area.

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com

Fique por dentro das melhores novidades sobre tecnologia e inovação

Receba conteúdos inéditos no seu email