A ideia deste artigo é mostrar para você como os livros do Taleb podem te ajudar na sua vida universitária e no mercado de trabalho. Se eu tivesse conhecido as obras dele na minha época de estudante antes de se formar (há mais de 10 anos), com certeza eu teria evitado muitos erros, bisonhices e tropeços ao longo da minha carreira.

Eu cheguei às obras do Taleb por recomendação do meu mentor Rafael Martins, um jovem muito outlier que trabalha no TCU, foi convidado para participar da operação Lava Jato e ainda arruma tempo para cuidar da esposa, 2 filhos e escrever sob corrupção e assuntos aleatórios no seu blog de humor ácido. Se o Rafael acha o Taleb um dos caras mais fodas do mercado de ações, então é porque alguma coisa de interessante ele deve ter feito, não é mesmo?

Ok, Pedro… Mas quem é esse tal de Taleb?

Sem mais delongas, vamos conhecer um pouco mais sobre esse autor que já deu muitas contribuições para o nosso planeta. Bem, Nassim Nicholas Taleb é um jovem tiozão com seus 50 e poucos anos formado em matemática e com muita influência no mercado financeiro. Nosso amigo Talebinho já escreveu muitos livros interessantes dentre os quais vale destacar:

  • Iludido Pelo Acaso: A Influência Oculta da Sorte nos Mercados e na Vida;
  • O Leito de Procusto: Aforismos Filosóficos e Práticos;
  • A Lógica do Cisne Negro: o Impacto do Altamente Improvável;
  • Antifrágil – Coisas Que Se Beneficiam Com o Caos; e
  • Arriscando a Própria Pele: Assimetrias Ocultas no Cotidiano.

Os títulos desses livros não são lá muito atraentes mas eu tenho certeza que aquele seu professor mega cabuloso já leu pelo menos um desses livros. Pois é, meu jovem amigo estudante, se você quer dar conta de trabalhar em projetos visados, fodões e complexos, é bem interessante você já se familiarizar com assuntos complexos e “esquisitos” que 90% da população torce o nariz.

A ideia é você se acostumar aos poucos com livros que “só os inteligentes conseguem ler” e ter uns insights que quase ninguém tem. O conhecimento está aí e é só você se esforçar um pouquinho para saber explorá-lo. Conseguir ler mais livros é uma habilidade que vai te diferenciar da grande massa de perdedores e acomodados que habitam o nosso planeta. Muito bem, seguem abaixo 5 motivos para você conhecer um pouco sobre os trabalhos do Taleb. Mãos a obra, venha comigo!

1. Aposentado aos 28 anos

Aposentado aos 28 anos
Aposentado aos 28 anos \0/

Isso mesmo, você não leu errado. Nosso brother Taleb era tão da pá virada que aos 28 anos conseguiu liberdade financeira para poder se aposentar. Vale lembrar que ele fez essa façanha lá no final dos anos 90 sem ajuda da internet, YouTube, Google Tradutor ou qualquer outro app para facilitar a vida. O cara é um fora da curva raiz (rs).

Ele teve uma carreira meteórica no mercado financeiro e se destacou nas áreas de arbitragem e trading, 2 assuntos bem complexos até para os cabulosos da Economia. Taleb já ocupou vários cargos importantes nos bancos CSFB, UBS, BNPParibas e Bankers Trust.

2. Trabalhador por hobby

Trabalhador por hobby :)
Trabalhador por hobby 🙂

Taleb se aposentou muito cedo e acumulou um patrimônio considerável antes dos 30 anos. Toda essa situação lhe permite trabalhar apenas por diversão. Ele tem o privilégio de poder escolher com o que, quando, como e onde vai poder trabalhar. Uma opção de vida viável apenas para uma pequena minoria da população mundial, não é mesmo?

Uma pessoa que trabalha por prazer nos faz enxergar propósito em nossas vidas e não apenas um meio para conseguir um salário no final do mês. Se ele conseguiu ocupar posições de destaque e realizar coisas poucos imagináveis para muitos, é bem interessante conhecer os seus hacks e aplicá-los na sua vida de estudante. É se aproximar dos melhores e aprender com eles. Ferro afia ferro, negão!

3. Estudante apaixonado por assuntos complexos

Assuntos complexos
Assuntos complexos

Você tem algum colega de turma que curte os assuntos aleatoriedade, incertezas, probabilidade ou antifragilidade? Pois é, nosso amigo Taleb adora todas essas matérias e ainda consegue torná-las interessantes para pessoas leigas e ignorantes.

Todo esse conhecimento apaixonado o fez se dar bem mesmo no estouro da bolha das empresas pontocom nos anos 2000 e na recente crise de 2008. Entender a lógica de eventos imprevisíveis é uma tarefa para poucos. Melhor ainda é conseguir fazer fortuna no meio do crash de 1987, a segunda-feira negra que fez muito ricaço ficar pobre da noite para o dia.

4. Estrangeiro de sucesso nos EUA

Estrangeiro de sucesso nos EUA
Estrangeiro de sucesso nos EUA

Nós sabemos que a vida dos profissionais nos EUA acontece no modo hard. A competição lá é mega acirrada e ninguém tem tempo para brincadeira. A situação piora ainda mais quando você é um estrangeiro vindo de um país palco de conflitos armados, Líbano.

Jovem e libanês no meio da cultura norte-americana. Aprender a trabalhar em outra língua e ainda lidar com preconceitos, xenofobia e bullying, com certeza a carreira do Taleb não foi nem um pouco fácil. Mesmo com todos esses obstáculos, o cara tem uma influência grande no mercado financeiro até hoje.

5. Multicarreira

Multicarreira
Multicarreira

Taleb trabalha “apenas” como escritor, estatístico e analista de riscos. Se ter uma carreira já é bem trabalhoso, imagina ter várias. Além disso, ele divide suas rotinas de vida nos Estados Unidos, Reino Unido e Líbano, atua como professor e é presidente do fundo de investimentos Empirica.

Como você pode perceber, o Taleb consegue conciliar várias carreiras complexas e cansativas em 24 horas morando em 3 países diferentes. Uma pessoa com todas essas habilidades sempre tem algo interessante a nos ensinar, não é verdade?

As inovações da Gig Economy nos exigirão cada vez mais Inteligência Relacional para saber lidar com cenários futuros incertos e caóticos. Aprender com as pessoas mais experientes pode ser uma decisão sensata para você que quer concluir sua graduação e estar bem preparado para o mercado e para a vida.

Bem, esses são os 5 motivos para todo estudante conhecer os livros do Taleb. Gostou do artigo? Você pode me seguir no Insta para ter acesso a mais conteúdos interessantes e de graça. Um abração antifrágil para ti (rs)!

Pedro Londe

Pedro Londe

Um brasileiro apaixonado por tecnologia e inovação que adora questionar os padrões impostos pela nossa sociedade. Gosto de escrever sobre assuntos complexos e quero que você enxergue nos estudos uma forma de evoluir na sua vida.

Deixe uma resposta

Wow look at this!

This is an optional, highly
customizable off canvas area.

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com

Fique por dentro das melhores novidades sobre tecnologia e inovação

Receba conteúdos inéditos no seu email