A ideia deste artigo é te mostrar por que ouvir audiobooks pode ser bem útil para você estudante desenrolado e como isso pode te ajudar na sua graduação e na sua carreira. Esse é um hack de produtividade bem legal e prático, você só precisa de um celular e de um fone de ouvidos e pronto. Literalmente, o conhecimento vai entrar na sua cabeça quase por osmose. Os materiais audíveis são uma tendência das inovações tecnológicas e as empresas grandonas já sabem disso.

Existem diversas formas de aprendizado de acordo com as preferências e facilidades de cada estudante. Tem gente que aprende melhor assistindo um vídeo, outros preferem ler, algumas pessoas preferem desenhos, tem a galera que prefere fazer resumos e por aí vai. A grande sacada é você mesclar essas várias formas de aprender de acordo com os horários da sua vida corrida de universitário. Ficou interessado no assunto? Então, venha comigo e conheça um pouco mais sobre esse universo bem legal.

Ok, Pedro… Mas, por quê você gosta tanto de ouvir audiobooks?

Praticidade, meu caro! Ao longo do artigo, eu vou te explicar melhor porque eu inseri os audibooks na minha rotina e como isso me ajuda todos os dias. Eu confesso que no início eu tive bastante resistência para esse novo hábito. Hoje, ouvir um audiolivro é um ritual quase sagrado das minhas manhãs.

Muito bem, audiobook é um livro em formato de música que pode ser ouvido no seu smartphone, tablet, notebook e até mesmo no som do seu carro. Existem várias plataformas de audiolivros como, por exemplo, Ubook, TocaLivros, 12Min e LibriVox. Alguns desses programas são pagos mas valem muito a pena. Escolha uma dessas e seja feliz (rs).

plataformas de audiolivros
plataformas de audiolivros

Eu gosto bastante do Ubook porque tem um acervo de livros bem grande em inglês e em português e eu posso ouvir os audiolivros no som do meu carro pelo bluetooth. É ótimo para aqueles dias de engarrafamento. Confira, agora, as 5 razões para você estudante começar a ouvir audiobooks hoje mesmo.

1 – Desestressante

Pode parecer engraçado, mas quando você começa a ouvir um audiobook parece que tem uma pessoa conhecida conversando contigo. Dependendo da história, você nem percebe que o trânsito está uma loucura. Quando o conteúdo é legal, você até esquece daquele seu trabalho em grupo para fazer no final de semana.

Já teve casos de eu ficar parado no estacionamento do meu bloco só para terminar de ouvir um livro do Harari. É muito bom, chega a ser viciante. Você ouve o audiobook e ainda fica menos estressado para enfrentar aquela semana de provas maluca e pesadona.

Desestressante
Desestressante \0/

2 – Comodidade

É só colocar o audiobook pra tocar e pronto. Rápido e prático. Quando eu busco minha esposa no trabalho, eu chego uns 30 minutos mais cedo só para conseguir ficar mais tempo ouvindo os livros. Então, quanto mais ela demora, mais livros eu termino (rs).

Eu também acordo mais cedo nos dias em que eu dou aula só para ganhar mais tempo para ouvir os audiobooks. Nesses dias em especial, eu pego aqueles livros com uma pegada mais empolgante e descolada e consigo passar uma mensagem bem legal para os meus alunos. Todo mundo se dá bem \0/

Uma dica rápida, sabe aquela matéria que você odeia com todas as suas forças e te deixa com sono? Então, procure um audiobook do assunto e comece a ouvi-lo sem compromisso. Com o tempo, essa matéria poderá te soar mais familiar e você nem vai mais considerá-la tão terrível assim. Eu fazia isso com livros sobre Inteligência Artificial na minha época de estudante de graduação sem tempo para p#### nenhuma.

3 – Ganho de tempo

Eu sei que sua vida de estudante é bem agitada e muitas vezes parece que não vai dar tempo de fazer tudo o que você quer. O mercado de trabalho não é muito diferente não, viu? Correria, correria e correria. Tudo é urgente e você tem que pensar rápido. Conseguir ler mais livros com certeza é uma habilidade que vai te diferenciar da peãozada e ainda te tornar um jovem mais culto.

Os audiobooks são uma mão na roda e você pode acelerá-los para conseguir terminar um livro mais rápido. Em assuntos sobre Inovação Gig Economy que eu já domino e curto bastante, eu coloco o áudio para tocar mais rápido. Você ganha muito tempo. Ps: a voz do autor pode ficar bem engraçada tipo desenho animado (rs).

4 – Empolgação

Alguns escritores têm o dom de motivar as pessoas, simples assim. Às vezes, a mensagem do livro é tão forte que te deixa eufórico e rindo sem motivo. Storytelling com gatilhos mentais, meu amigo. Quem conta boas histórias consegue dominar o mundo e vender qualquer ideia.

Os livros do Carmine Gallo geram essa empolgação em mim e podem te ajudar bastante naqueles dias em que você está desanimado, perdido e estressado com mais um final de semestre. Uma mensagem bem apresentada pode mudar o seu dia, vai por mim 🙂

Empolgação
Empolgação 😀

5 – Cultura

Os audiobooks são a forma mais cômoda e preguiçosa (rs) de você aumentar o seu nível cultural. É só você ficar parado e começar a ouvir o seu livro, pronto. Ouvir audiolivros é uma forma rápida de você aumentar a sua Inteligência Relacional e conseguir conversar com pessoas interessantes.

Você estudante e novo profissional da Gig Economy precisa de conhecimentos multidisciplinares e de polimatismo. Não basta apenas ficar no feijão com arroz da faculdade. Você precisa estar conectado com tudo que acontece no mundo e ter assunto para conversar com qualquer pessoa.

Sabe aquele seu professor que você acha f####? Então, você pode descobrir quais livros ele curte e começar a ouvi-los. Eu tenho certeza que esse seu professor vai te levar muito mais a serio depois que você falar sobre um dos seus livros favoritos. Ferro afia ferro, mano!

Segue uma pequena lista com esses livros que o pessoal mais gabaritado curte. Os títulos dos livros podem não ser os mais atraentes para um estudante jovem que nem você, mas vai por mim, compensa muito ouvi-los. Assuntos sofisticados, conversas com a galera de alto nível, simples assim.

  • Storytelling. Aprenda a Contar Histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e Outras Lendas da Liderança (Carmine Gallo);
  • 21 lições para o século 21 (Harari);
  • Arriscando a própria pele: Assimetrias ocultas no cotidiano (Taleb);
  • Jogando para ganhar: Teoria e prática da guerra política (Roberto Motta);
  • Rápido e devagar (Kahneman);
  • Agilidade Emocional: Abra Sua Mente, Aceite as Mudanças e Prospere no Trabalho e na Vida (Susan David)
  • Positivamente irracional (Dan Ariely); e
  • Dose de Insight: Quebrando paradigmas sobre educação, sucesso, trabalho, empreendedorismo, finanças, espiritualidade e felicidade (João Cristofolini).

Bem, essas são as 5 razões para você estudante começar a ouvir audiobooks hoje mesmo. Eu tenho certeza que você vai curtir. Gostou do artigo? Então, deixe o seu comentário. Sua opinião é sempre bem-vinda. Você pode me seguir no Insta para ter acesso a mais conteúdos interessantes e de graça. Cola na minha que você se dá bem. Um forte abraço!

Pedro Londe

Pedro Londe

Um brasileiro apaixonado por tecnologia e inovação que adora questionar os padrões impostos pela nossa sociedade. Gosto de escrever sobre assuntos complexos e quero que você enxergue nos estudos uma forma de evoluir na sua vida.

Deixe uma resposta

Wow look at this!

This is an optional, highly
customizable off canvas area.

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com

Fique por dentro das melhores novidades sobre tecnologia e inovação

Receba conteúdos inéditos no seu email