A ideia deste artigo é mostrar para você estudante 4 maneiras de evoluir na sua vida universitária e profissional mesmo sendo jovem e inexperiente. Este texto se baseia experiências pessoais, erros, acertos e mentorias com uma galera fora da curva que se destaca nas suas áreas de atuação. 

Primeiro, eu vou te ensinar o conceito de aprendizagem contínua e te explicar como isso pode facilitar a sua vida na faculdade. Logo depois, eu falarei sobre as dicas com exemplos práticos, imagens e experiências pessoais. Venha comigo e boa leitura!

Como a aprendizagem contínua pode ajudar o estudante inexperiente?

A aprendizagem contínua é um estilo de vida em que a pessoa se acostuma a aprender algo novo todos os dias. Isso mesmo, todo dia, você pode aprender alguma coisa nova, interessante e útil. A ideia é tornar o aprendizado uma coisa leve e estimulante. Foi-se o tempo em que aprender era uma coisa penosa, chata e entendiante. 

A partir do momento em que você consegue aprender coisas novas no “modo automático”, a sua vida de estudante fica mais fácil e eficiente e ainda pode sobrar tempo para tarefas mais legais no seu dia. Estamos na Era da Gig Economy e a capacidade de aprender continuamente pode ser um diferencial na sua jornada pós-universidade.

Conseguir ler mais livros e ouvir audibooks são apenas algumas das várias formas de aprendizagem contínua. Deu pra perceber que esse assunto dá muita conversa, neh? Muito bem, confira agora as 4 maneiras de evoluir como estudante mesmo sendo inexperiente na vida e no mercado de trabalho. Continue comigo!

A aprendizagem contínua pode ser muito poderosa para o estudante inexperiente!
A aprendizagem contínua pode ser muito poderosa para o estudante inexperiente!

1. Conheça pessoas de cursos totalmente diferentes do seu

Isso mesmo. É sempre legal conhecer gente nova ainda mais daquelas áreas bem diferentes da sua. O objetivo é abrir a mente e ver que o seu mundo não se resume às pessoas do seu curso. A web está cheia de oportunidades que poucos jovens exploram. Se você é um estudante de TI que não curte programar, dê uma olhada nesse artigo.

Eu mesmo sou formado em Ciência da Computação e consegui ir para a área de Governança por ter amizade com o pessoal da Economia. Já o site da RockContent, eu descobri fuçando na internet maneiras de ganhar dinheiro escrevendo textos para web. Mente aberta de novo!

Abra a sua mente!
Abra a sua mente!

2. Facilite a vida dos seus professores

Facilitar vidas é agregar valor. Seja aquele aluno que sempre trás ideias boas e contribuições. Isso aumenta a sua credibilidade e mostra que você é uma pessoa interessada. Todo professor gosta de alunos com vontade de aprender. É muito mais fácil eu me lembrar de um aluno participativo do que daquele que entra mudo e sai calado da aula. Manter essa postura também pode te ajudar a não dormir naquelas aulas mais chatas (rs).

Quando você facilita a vida de uma pessoa, você mostra que é bom em resolver problemas e os empregadores adoram isso. Buscar a orientação dos mais experientes também é uma atitude sensata que pode te evitar muitas dores de cabeça lá na frente. Quanto mais você treinar essas skills antes de se formar, melhor!

3. Explore assuntos incomuns

Há uns 10 anos, quase não se falava em InovaçãoTransformação DigitalComputação em Nuvem e Big Data. Pois é, quem estudou um pouco mais sobre esses assuntos está se dando muito bem nos dias de hoje. A ideia é você explorar esses assuntos incomuns antes deles virarem modinha no mercado e você conseguir se destacar depois.

Quando eu me formei em 2010, era moda fazer pós-graduação em Gerência de Projetos. Resultado, um monte de gente com o mesmo diploma de pós disputando vagas super-concorridas para um salário baixo. Enquanto isso, algumas poucas pessoas pensaram fora da caixa e hoje ganham bem e trabalham apenas por hobby, tipo o escritor pica das galáxias Taleb e o nosso amigo Paulinho Coelho que mora na Suíça.

Super-concorrência :(
Super-concorrência 🙁

4. Estude pra c#########

Conhecimento é poder e isso ninguém tira de você, meu amigo! Estudar é que nem um músculo: quanto mais você exercita, mais você se desenvolve. Os jovens com Inteligência Relacional são aqueles que estudam por prazer, conseguem aprender as coisas mais rápido, leem mais livros e sempre têm um assunto legal para conversar com qualquer um. Isso os torna pessoas mais interessantes mesmo quando são inexperientes e novinhos.

Concurso público, empresa privada, empreendedorismo, área acadêmica, freelancer… Independentemente de onde e com o que você for trabalhar, será preciso estudar e ler muito para se destacar e ser notado pelas pessoas mais experientes. O mundo vai te testar o tempo todo e você não vai querer ser pego desprevenido, não é mesmo? Quanto mais cedo você adquirir disciplina para estudar, melhor.

Muito bem, essas são as 4 maneiras para você evoluir como estudante mesmo sendo inexperiente. E você? Tem mais outras dicas interessantes? Então, compartilhe com a gente. O seu feedback é sempre bem-vindo. Você pode me seguir no Insta para ter acesso a mais conteúdos interessantes e de graça. Um abração antifrágil para ti!

Pedro Londe

Pedro Londe

Um brasileiro apaixonado por tecnologia e inovação que adora questionar os padrões impostos pela nossa sociedade. Gosto de escrever sobre assuntos complexos e quero que você enxergue nos estudos uma forma de evoluir na sua vida.

Deixe uma resposta

Wow look at this!

This is an optional, highly
customizable off canvas area.

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com

Fique por dentro das melhores novidades sobre tecnologia e inovação

Receba conteúdos inéditos no seu email