A ideia desse artigo é te mostrar por que um estudante antifrágil tem muito mais chances de sucesso durante e depois da faculdade e como desenvolver a sua antifragilidade a partir de hoje mesmo. Bora lá que esse assunto é incomum e interessante ao mesmo tempo 🙂

Você já parou para pensar por que algumas pessoas sempre se dão bem mesmo quando o mundo está louco e de cabeça para baixo? Você já reparou que algumas sempre conseguem o que querem enquanto que outras só levam porrada da vida? Por que algumas pessoas parecem ter a “vida perfeita” enquanto que outras carregam o infame título de “azaradas”?

Todas essas perguntas fazem parte da vida de um jovem estudante antes de se formar. Conselho de amigo, você deve questionar tudo a todo momento. Você não deve aceitar quieto aquilo que não te agrada. Você deve questionar, pensar em soluções e descobrir aquilo que é melhor para a sua carreira e para a sua vida. Bom, antes de mostrar as dicas para se tornar um estudante antifrágil, vamos entender primeiro o que significa antifragilidade. Venha comigo e boa leitura!

Entendendo o que é ser antifrágil

Esse é um termo criado pelo escritor Taleb e se você quiser conhecer um pouco mais sobre esse autor libanês que já vendeu muitos livros, confira esse artigo. Antes de entender sobre antifragilidade, você precisa saber o que significa frágil, resiliente e antifrágil. A imagem abaixo já te dá uma ideia sobre esses termos. Nos parágrafos a seguir, eu os explicarei com mais exemplos e detalhes.

frágil, resiliente e antifrágil
frágil, resiliente e antifrágil

Frágil

Frágil é tudo aquilo que sofre com mudanças e com a volatilidade. Muito abstrato ainda, né? Pense em uma pessoa para você entender melhor. Uma pessoa frágil é aquela pessoa muito sensível que não consegue lidar com mudanças. A frase “eu só sei fazer desse jeito” faz parte do vocabulário dessa pessoa. Em geral, as pessoas frágeis são acomodadas, odeiam mudanças e morrem de medo de tudo aquilo que possa afetar a sua vidinha tranquila, calma e medíocre. Tosco, não é mesmo? 

Pois é, o mundo está cheio de gente frágil por aí. Qualquer imprevisto já é um motivo para escândalos e vitimismos. Se você conhece alguém que só reclama, reclama, reclama e nunca toma uma atitude, afaste-se imediatamente. As pessoas frágeis são tóxicas e morrem de inveja de estudantes ousados que nem você. Sabe por que? Porque você tem tudo para dar certo na vida e ela não. O ferro afia o ferro, brother.

O gatinho frágil
O gatinho frágil

Resiliente

Pessoas resilientes são aquelas que aguentam o tranco. O famoso “firme e forte na luta”. Os resilientes já passaram por momentos difíceis, mas sempre continuam de pé. Pode acontecer o que for que eles estarão prontos para mais um desafio. Com o tempo, eles acabam desenvolvendo uma proteção contra os imprevistos, mudanças e volatilidades e não se tornam vítimas das circunstâncias. Se alguém te chamar de resiliente, encare como um elogio. Você é um cara cascudo (rs).

O caboco resiliente
O caboco resiliente

Antifrágil

Até que enfim \0/…. Bem, o antifrágil é aquele sujeito que se dá bem com a volatilidade, imprevistos e caos. Isso mesmo, uma pessoa antifrágil é aquela que evolui no meio da bagunça e da desordem. Ela aprecia a instabilidade e odeia rotinas. Cada dia é uma chance perfeita de se testar e progredir, testar e progredir. Essa é a mentalidade do antifrágil: crescer nos cenários mais loucos, improváveis e desfavoráveis. Doidera, neh?

Uma plantinha antifrágil
Uma plantinha antifrágil

Muito bem, agora que você já entendeu o que signfica frágil, resiliente e antifrágil, eu vou te mostrar 3 dicas simples para você se tornar um estudante antifrágil hoje mesmo e conseguir se destacar na faculdade, no mercado e na sua vida. São dicas quase óbvias mas que pouquíssimas pessoas tem peito para colocar em em prática.

1. Abrace o desconforto

Simples assim, não adianta você ficar sonhando como uma vida linda, perfeita e totalmente previsível. O buraco é mais embaixo e a vida real não funciona desse jeito. Se você quer se dar bem durante e depois da faculdade, você precisa aceitar o desconforto.

Sim, acordar cedo e dormir tarde, estudar muito aos finais de semana, assistir aulas chatas e aprender a lidar com pessoas babacas e idiotas. O ser humano só evolui com pressão, cacete. As grandes soluções surgem justamente para resolver aqueles problemas que nos causam os maiores incômodos.

Abrace o desconforto!
Abrace o desconforto!

2. Aprenda a lidar com imprevistos

Em um mesmo dia você pode: acordar com dor de cabeça, bater o carro, brigar com a namorada, perder dinheiro e ainda ter que assistir uma aula daquele professor babaca que você odeia com todas as suas forças. Aprenda a lidar com os imprevistos. O mundo não gira ao seu redor e o grande responsável pelos seus resultados é você.

Não adianta procurar culpados e empurrar as suas responsabilidades para os outros. Apareceu um problema não planejado, resolva! Não fique protelando e filosofando. O estudante desenrolado vai lá e faz. Estamos na Era da Gig Economy e os profissionais mais valorizados são justamente os que sabem lidar com imprevistos e urgências. 

Aprenda a lidar com imprevistos!
Aprenda a lidar com imprevistos!

3. Estude sempre

Quando eu falo em estudar, não é só para tirar notas boas nas provas, isso é sua obrigação. Não, é para você virar um tarado por livros, cursos, palestras, audiobooks, podcasts, treinamentos, mentorias e tudo aquilo que te faça evoluir e aprender alguma coisa nova todo dia. Aprender deve ser uma coisa natural da sua rotina. Os estudantes com Inteligência Relacional são aqueles que anotam tudo nas aulas, leem mais livros, fazem comentários pertinentes e conseguem ficar amigo dos professores mais chatos.

Estude sempre!
Estude sempre!

Muito bem, essas são as 3 dicas para você se tornar um estudante antifrágil. As inovações da Gig Economy nos exigirão cada vez mais Inteligência Relacional para saber lidar com cenários futuros incertos, complexos e caóticos. Aprender com as pessoas mais experientes é uma decisão sensata para você que quer concluir sua graduação e estar bem preparado para o mercado e para vida. Gostou do artigo? Então, você pode me seguir no Insta para ter acesso a mais conteúdos interessantes e de graça. Um abração para ti!

Pedro Londe

Pedro Londe

Um brasileiro apaixonado por tecnologia e inovação que adora questionar os padrões impostos pela nossa sociedade. Gosto de escrever sobre assuntos complexos e quero que você enxergue nos estudos uma forma de evoluir na sua vida.

Deixe uma resposta

Wow look at this!

This is an optional, highly
customizable off canvas area.

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com

Fique por dentro das melhores novidades sobre tecnologia e inovação

Receba conteúdos inéditos no seu email