Skip to main content

A ideia desse artigo é mostrar para você como aproveitar bem o seu tempo na faculdade e se preparar para o mercado de trabalho. São as 3 coisas que todo estudante deveria fazer antes de se formar.

Não importa se você quer empreender, fazer concurso público, intercâmbio, dar aula ou trabalhar em empresa privada… A essência é a mesma!

O que é um estudante desenrolado?

O estudante desenrolado é aquele que aprende as coisas rápido e não espera as soluções caírem do céu. É o famoso cara que “vai lá e faz”. Estamos na era da Gig Economy e isso exige cada vez mais proatividade da galera mais jovem. Não dá para dormir no ponto.

Eu sei que a sua vida de estudante não é fácil… Trabalhar, procurar estágio, fazer provas, apresentar o TCC, arrumar tempo para os amigos e ainda lutar para não dormir nas aulas (rs).

Sim, é um ritmo muito puxado e a vida vai te testar a todo momento. Dilemas, inseguranças, dúvidas, receios… Qual estudante nunca passou por isso?

Com certeza, você deve ter amigos que:

  • Fizeram um concurso público e hoje têm um ótimo salário;
  • Arrumaram estágio em uma empresa legal e foram contratados;
  • Fizeram intercâmbio e não pensam em voltar para o Brasil; ou
  • Abriram um negócio e têm o seu próprio horário de trabalho.

Todos esses seus amigos fizeram essas 3 coisas que eu vou falar nos próximos parágrafos. Venha comigo!

O estudante desenrolado!
O estudante desenrolado!

1 – Aprender inglês!

Inglês é o idioma mundial, simples assim. Mais cedo ou mais tarde, você vai ter que aprender a ler textos em inglês e parar de usar o Google Tradutor.

Quer trabalhar em uma multinacional? As chances da sua entrevista ser em inglês são grandes.

Quer ganhar dinheiro na internet? Você vai ter que acessar muitos sites em inglês.

Vai fazer concurso público? Inglês cai na prova…

Não adianta, você tem que aprender inglês seja jogando Duolingo, fazendo cursos, vendo filmes sem legenda ou tentando traduzir aquelas músicas que você mais gosta.

Aprenda inglês!
Aprenda inglês!

2 – Estudar MUITO!

Essa é uma dica óbvia mas que muitos estudantes ainda ignoram. A hora de estudar é agora! Vai por mim, quanto mais você estudar durante a faculdade, menos difícil será a sua vida depois de formado. Eu disse menos difícil…

Sim, o mercado de trabalho quer os melhores e vai exigir muito de você. Não há espaço para amadores. Estudar é um hábito diário que faz muita diferença. Quanto mais você gostar de estudar, melhor.

Durante a faculdade, é legal você se esforçar para tirar notas boas e aprender as matérias logo. Quando você estiver trabalhando, você vai ter que aprender muita coisa sozinho e rápido. 

Eu tenho certeza que você não quer depender do seu professor ou dos seus colegas mais velhos…

Estude muito!
Estude muito!

3 – Usar a inteligência relacional!

Inteligência relacional é a habilidade de se aproximar de pessoas interessantes sem parecer um puxa-saco. O mercado é feito de pessoas e relacionamentos. Se você quer uma oportunidade, você vai ter que saber se aproximar das pessoas certas. Ferro afia ferro, meu amigo!

Quanto mais as pessoas perceberem que você é interessado, melhor para a sua carreira. Faça cursos presenciais, vá aos eventos acadêmicos, converse e mostre às pessoas que você tem potencial.

Enfim, essas são as 3 coisas que todo estudante deveria fazer antes de se formar. E aí? Gostou do artigo? Vamos discutir e trocar ideias. Você pode me seguir no Insta para ter acesso a mais conteúdos interessantes e de graça. Cola na minha que você se dá bem!

Pedro Londe

Brasileiro com orgulho, Pedro Londe trabalha com auditoria e tecnologia no Governo Federal há mais de 10 anos, atua como palestrante e pesquisador e adora tudo que envolva inteligência artificial e dados. Ele também escreve livros de não-ficção para pessoas curiosas e questionadoras. Educador por opção, o autor acredita no poder das palavras, da disciplina e da família para um mundo melhor. Compartilhar experiências e aprender é a grande missão de Pedro Londe.

17 Comments

Deixe uma resposta

Fique por dentro das melhores novidades sobre inteligência artificial

Receba conteúdos inéditos no seu email