A ideia deste artigo é mostrar algumas dicas que poucas pessoas vão te dar no início da faculdade. Com certeza, quando eu era um estudante universitário de 1ª viagem (há uns 10 anos), eu gostaria de ter recebido uns bizus do pessoal mais velho e não cometer vários erros ao longo da minha vida. Na minha época (rs), não se falava em multicarreira ou elevator pitch, por exemplo. Pois é, eu já te adianto que fazer networking, ouvir audiobooks e ler muitos livros são alguns hábitos bem legais para você começar hoje mesmo.

Eu sei que sua vida de universitário é bem puxada. Muitos trabalhos para entregar, procurar estágio, arrumar tempo para estudar, tentar não dormir nas aulas… Sim, eu também já passei por essa fase louca e a tendência é só piorar (rs). Mas… Não se desespere. Você é um estudante desenrolado e vai conseguir se dar bem no final da faculdade. Se você for mais estratégico e não cometer os mesmos erros da galera mais experiente, você já vai estar muito no lucro. Venha comigo e boa leitura!

Qual é a grande vantagem de ser um estudante universitário?

Vitalidade, meu amigo. Eu tenho certeza que você consegue fazer musculação, ir para a balada, beber, falar bobagens com seus amigos, chegar tarde em casa e ainda acordar cedo para assistir às aulas da faculdade. Então, use essa força de jovem ao seu favor. Aproveite o seu pouco tempo livre para conhecer o maior número de pessoas interessantes possíveis e atrair as oportunidades top para a sua carreira. Isso é Inteligência Relacional. Ser novo e inexperiente não vai te impedir, por exemplo, de ser estudante e freela ao mesmo tempo. Bom, chega de blá, blá, blá e vamos às dicas.

Empresa júnior

Se a sua faculdade/universidade tem algum projeto de empresa júnior, não perca tempo. Arrume um jeito de se enturmar com o pessoal dessa empresa e começar a trabalhar de graça. Isso mesmo, trabalhar de graça, ralar bastante e resolver demandas mega urgentes. Mas por que, Pedro? Bom, falando como professor, um aluno que se dispõe a trabalhar como voluntário mostra disponibilidade e vontade de aprender. Isso é algo bem raro hoje em dia. Tem muita gente que se arrasta para ir trabalhar ou estudar, não seja um parasita tosco desses.

O diferencial da empresa júnior é que ela mostra como o mercado funciona de verdade. Não tem molezinha. Isso é bom para você saber se quer virar empresário, abrir uma startup, fazer concurso público, tentar um trainee, entrar no meio acadêmico ou fazer tudo ao mesmo tempo. Essa vivência com a galera mais desenrolada vai te fazer evoluir por tabela. Você não vai querer ter fama de lerdo no meio dos seus colegas, não é mesmo? Se você quer trabalhar em uma multinacional ou se enturmar com os investidores anjo, a experiência na empresa júnior pode te colocar em vantagem.

Empresa júnior
Estudantes em um dia típico de uma empresa júnior

Atlética

Se você curte esportes e ainda que ter a chance de aprender gestão na prática, a atlética é o lugar certo para você. Participar desses grupos vai te dar uma noção boa sobre como administrar várias pessoas, demandas, interesses e cronogramas. O objetivo é aproximar os alunos por meio das competições esportivas. Eu confesso que o Governo brasileiro não investe muito nos atletas universitários. Mas, participar da diretoria de uma atlética pode compensar os poucos anos de experiência no seu currículo.

Iniciação científica

Eu sou suspeito pra falar dessa dica, pois durante meu mestrado eu recebi uma bolsa de pesquisador. A iniciação científica é uma área muito top e pode ser sua porta de entrada para o meio acadêmico. Outra coisa legal: como as pesquisas são trabalhosas e complexas, isso faz com que os alunos bolsistas se aproximem mais dos professores.

Esse contato direto pode ser um adianto no seu trabalho de final de curso. Isso sem falar no contato com os veteranos, alunos de mestrado e doutorado e orientadores. Só um detalhe: você vai estudar bastante e ler muitos artigos acadêmicos em inglês. Depois dê uma navegada nos site da Capes e do CNPq, tem muita coisa legal.

Iniciação científica
Estudante de iniciação científica

Centros acadêmicos

A ideia dos diretórios ou centros acadêmicos é resolver os problemas dos alunos, calouros e veteranos. Com isso, você cria um canal de comunicação com os coordenadores do seu curso. É uma chance boa para fazer networking com os representantes de turma, ficar por dentro das novidades, achar vagas de estágio, assistir palestras e ganhar uns pontinhos nas horas complementares.

Programas de extensão

Programas, projetos de extensão… o nome pode variar muito entre as universidades. O objetivo é promover atividades fora do ambiente estudantil em prol das comunidades mais carentes e estudantes. Trabalhos voluntários, assistência social, atendimentos gratuitos, palestras e cursos.

Essas iniciativas são boas para dar um choque de realidade nos alunos mais riquinhos. Pois é meu amigo, tem muita gente por aí que tem que sustentar uma família com um salário mínimo. Se você tem vontade de dar aulas, é legal você conferir se a sua faculdade participa do PET (programa de ensino tutorial) ou do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência).

Intercâmbio

Essa é uma chance boa de afiar seu inglês ou espanhol e ainda morar fora do Brasil por um tempo. A experiência internacional é massa para o estudante universitário que ainda está meio perdido antes de se formar. Os programas de intercâmbio mais famosos são os da AIESEC e IAESTE. Viajar e conhecer outras culturas diferentes é um dos melhores investimentos que você pode fazer na sua vida. Eu mesmo não abro das minhas viagens.

Eu não abro das minhas viagens
Eu não abro das minhas viagens

Muito bem, essas são as dicas que quase ninguém fala para o estudante universitário de 1ª viagem. Eu sei que pode parecer muita informação para uma pessoa jovem como você. Mas, quanto mais cedo você se ligar nessas novidades, melhores as chances de você ter uma vida legal durante e depois da faculdade. Você não quer virar uma estatística de desemprego, não é mesmo? As oportunidades estão aí. Você pode me seguir no Insta para ter acesso a mais conteúdos legais e de graça. Se você gostou deste artigo, então compartilhe com os seus amigos.

Pedro Londe

Pedro Londe

Um brasileiro apaixonado por tecnologia e inovação que adora questionar os padrões impostos pela nossa sociedade. Gosto de escrever sobre assuntos complexos e quero que você enxergue nos estudos uma forma de evoluir na sua vida.

Deixe uma resposta

Wow look at this!

This is an optional, highly
customizable off canvas area.

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com

Fique por dentro das melhores novidades sobre tecnologia e inovação

Receba conteúdos inéditos no seu email